FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


De acordo com a legislação vigente no Brasil, a Educação Básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania.

 A Educação Básica no Brasil, conforme a LDB 9394/96, é constituída de três etapas.

Leia, com atenção, as alternativas seguintes, que se referem a cada uma das etapas da Educação Básica e seus objetivos:

I – (  ) Educação Infantil     -  Tem por objetivo promover práticas de educação e cuidados às crianças, possibilitando  a integração entre os aspectos físicos, intelectuais, emocionais, afetivos e sociais;

II – (  ) Ensino Fundamental   - Tem como objetivo desenvolver a capacidade de aprender tendo em vista o pleno   desenvolvimento da leitura , da escrita e do cálculo.

III – (  )  Ensino Médio - Tem como objetivo a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos construídos anteriormente, possibilitando o prosseguimento de  estudos.

Estão CORRETAS as alternativas contempladas em:


 I, II e III.


I e III apenas.


I e II apenas.


III apenas.


II e III apenas.

Da antiguidade, passando pelas comunidades primitivas, educação hebraica, grega, romana, Idade Média, sociedades camponesas e artesãs podemos ver o quanto a ideia de infância toma forma e se desconfigura não de forma linear ou gradativa no tempo, mas com idas e vindas: ora se dá valor à infância, ora a desconhece; ora a criança é algo substituível, ora imprescindível.         (LOYOLA, 2004)

 

Há poucas décadas, as informações que as crianças recebiam, vinham de seus pais ou professores, ou de um círculo familiar próximo. Hoje a educação não se processa somente no âmbito familiar ou escolar: televisão, cinema, jornais, revistas, brinquedos, propagandas, livros, esportes, tudo isso contribui para a formação das crianças.

São consequências dessas mudanças:

I.As crianças hoje estão sendo educadas mais pelas corporações empresariais que pela família e pela pedagogia escolar. Os educadores precisam ficar atentos a essa mudança.

II.Os adultos trouxeram as crianças para o seu mundo: na forma de vesti-las, calçá-las, frequentar ambientes noturnos (bares, restaurantes). Tudo isso afeta a vida, a forma de agir e a constituição da infância.

III.As sociedades, na era contemporânea, se transformam muito rapidamente, mantendo os valores, crenças, ideais e costumes que caracterizavam nitidamente cada etapa do desenvolvimento infantil.

IV.As mudanças que ocorrem atualmente na forma de conceber e tratar a infância e as consequências dessas mudanças nos processos educativos fomentados por informações que vêm de todos os lados, chegam até as crianças com um grande apelo visual e sonoro, a qualquer hora, em qualquer tempo.

Estão corretas as afirmativas:


I, II e III; 


I, II e IV;


 II, III e IV;


 III e IV;


II e III; 

O papel do professor educador gestor da Educação Infantil é ser mediador entre o aluno e os conhecimentos socialmente construídos pela humanidade, e, historicamente, adquiridos na vida pela criança.

Abaixo algumas situações em que o professor poderá aproveitar para que essa mediação aconteça em sala de aula.

I- Utilizar diferentes formas de expressão incorporadas às práticas pedagógicas que oportunizam às crianças o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, bem como a expressão de sentimentos.

II- Utilizar linguagens artísticas oportunizando, por meio das expressões cênica, visual e musical, o desenvolvimento individual e a constituição de uma identidade cultural.

III-Desenvolver práticas artísticas propiciando o desenvolvimento afetivo e a construção de valores humanos, a organização de ideias e habilidades, o prazer e a alegria, facilitando perceber relações com o mundo e organizar suas estruturas mentais.

IV- Oportunizar situações nas quais as crianças possam observar, experimentar e  manipular  materiais  concretos e  explorar  o  meio físico e social, por meio de uma proposta metodológica que integre as diferentes áreas do conhecimento.

 Estão corretas as alternativas:

 


I,  III  e IV


I, II, III  e IV


I, II  e IV


 II, III  e IV


I e IV

No Brasil, temos hoje importantes documentos legais relativos à Educação Infantil. É necessário que o professor gestor de Educação Infantil conheça as principais legislações referentes à sua área de atuação. “Todos esses documentos são conquistas de movimentos sociais, movimentos de creches, movimentos dos fóruns permanentes de Educação Infantil” (KRAMER, 2007, p.20).

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, lembrando que estamos falando dos documentos da década de 80/90 que foram o marco para a Educação Infantil com função pedagógica.

1 Constituição Federal de 1988

2- LDB 9.394/96

3-Estatuto da Criança e do Adolescente

4-RCNEI

(  ) Documento norteador para a elaboração de projetos pedagógicos, tem como função “contribuir com políticas e programas de Educação Infantil, socializando informações, discursos e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professor e demais profissionais da Educação Infantil apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais”.

 

(   ) Artigo 30: “A Educação Infantil será oferecida em creches ou entidades equivalentes para crianças de até três anos de idade e Pré-Escolas para as crianças de quatro a seis anos de idade.”

(   ) Lei nº 8.069/1990. Também refere-se ao direito da criança com relação à educação, da mesma forma como está na Constituição Federal de 1988.

(  ) Artigo 29: “A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.”

(   )  Artigo 208, Inciso IV “Dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de (...) atendimento em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade”.

Está correta a sequência:

 


3, 2, 1, 4, 3


2, 3, 2, 1, 4


4, 2, 3, 2, 1


1, 2, 3, 4, 4


4, 3, 2, 1, 4

O RCNEI apresenta uma estrutura de organização por meio da qual o professor pode perceber como trabalhar as diversas áreas do conhecimento de acordo com a faixa etária das crianças.

PORQUE

Institui as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil, a sua organização possui caráter instrumental e didático, pois a construção do conhecimento pela criança se processa de maneira integrada e global, havendo inter-relações entre os diferentes eixos sugeridos a serem trabalhados.

 Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.



Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.



A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Você estudou como a articulação entre o cuidar, o educar e o brincar acontece por meio de situações orientadas. A intencionalidade do fazer educativo deve partir do adulto que irá mediar a construção do conhecimento da criança.

Assinale as alternativas que justificam essa afirmativa:

I-O cuidar, o educar e o brincar estão entrelaçados. É necessário que a sociedade se conscientize que o "brincar" não é uma perda de tempo, mas sim, um processo muito importante que a criança precisa vivenciar. Portanto na escola precisa ter tempo diferenciado para educar a criança, outro para educar e outro para brincar principalmente no final da aula ou no recreio.

II-O professor de Educação Infantil ao fazer uso das brincadeiras como prática pedagógica, com intuitos direcionados para essa faixa etária, poderá fazer uso da mediação e observação contribuindo para o aprendizado de seus alunos.

III-O cuidar, o brincar e o educar, de forma indissociáveis, enfocam a criança pequena. Portanto, o professor ao utilizar a exploração de diferentes ambientes com atividades significativas contribui para a construção de significados pessoais e coletivos como forma de aprendizado.

IV-O cuidar e educar são praticados a todo momento na rotina diária das crianças, como por exemplo cuidando da forma que se alimentam, ensinando o que se pode ou não fazer, na higienização, no banho, no conhecimento das partes do corpo, na hora de dormir, no desenvolvimento de diferentes habilidades dessa faixa etária. 


II e IV estão corretas.


I e IV estão corretas.


I, III e IV estão corretas.


I, II e III  estão corretas.


II, III e IV estão corretas.

Assinale a alternativa que está completa abordando a formação do coletivo institucional e o espaço da formação continuada da instituição escolar.

 


A direção da instituição tem um papel importantíssimo na implantação de um projeto educativo na escola. Deve escolher os participantes que farão parte de sua elaboração por conhecimento técnico e tempo de serviço na instituição.


Na formação continuada deve participar os professores que a gestão da escola convocar por meio de um memorando porque são debatidos assuntos específicos.


A instituição deve proporcionar condições para que todos os profissionais participem de momentos de formação de natureza diversas como reuniões, palestras, visitas, atualizações por meio de filmes, entre outros.


O coletivo de profissional da instituição de Educação Infantil, entendido como organismo vivo e dinâmico não é o responsável pela construção do projeto educacional e do clima institucional mas sim os pedagogos e a gestão escolar.


A formação continuada deve acontecer quando a gestão da escola achar necessário, isto é, quando houver um projeto escolar a ser desenvolvido por todos.

Leia, com atenção, o texto a seguir:

 

O historiador francês Philippe Ariès afirma a partir de sua pesquisa iconográfica que a criança permaneceu no anonimato durante muito tempo. Revela que na arte, apenas no tamanho as crianças eram representadas, pois suas expressões faciais eram de adultos e seus corpos eram retratados com músculos abdominais e peitorais. Outro dado é que os adultos não poupavam as crianças dos assuntos sexuais, tocando e brincando com os seus órgãos sexuais, usando palavras grotescas e gestos hoje considerados indecentes. Além disso, vestiam as crianças como adultos e levavam-nas para participar dos seus jogos de cartas e de azar. Áries evidencia, dessa maneira, que não havia espaço para a infância nesse mundo e o sentimento da infância, inexistente.

De acordo com o texto, assinale a única alternativa correta:

A inexistência do sentimento da infância ao qual Áries se refere significa:

 


Que o sentimento da infância significa o mesmo que afeição pelas crianças e na Idade Média os adultos não tinham afeto para com os filhos.


Que na Idade Média os adultos não conheciam as particularidades que distinguem essencialmente a criança do adulto, ou seja, a consciência da particularidade infantil.

Que apenas a nobreza dava valor às crianças considerando a infância como principal fase da vida humana, mas fora da nobreza as crianças sofriam com os maus tratos por parte dos adultos.


Que na Idade Média poucos adultos se dedicavam aos cuidados para com as crianças ignorando-as na maior parte do tempo.


Que a alta taxa de mortalidade infantil impedia que os adultos de se afeiçoarem pelos filhos que morriam tão novos.

Da antiguidade, passando pelas comunidades primitivas, educação hebraica, grega, romana, Idade Média, sociedades camponesas e artesãs podemos ver o quanto a ideia de infância toma forma e se desconfigura não de forma linear ou gradativa no tempo, mas com idas e vindas: ora se dá valor à infância, ora a desconhece; ora a criança é algo substituível, ora imprescindível.

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, referindo –se a linha do tempo da concepção de infância.

1-Educação nas comunidades primitivas        

2-Educação hebraica

3-Educação entre os gregos:    

4-Educação entre os romanos

5-Educação na Idade Média:  

6-Século XVII:    

7-Século XVIII:

8-Século XIX

9-Século XX: 

(  ) Explosão de trabalhos sobre a infância com estudos e pesquisas sobre o seu desenvolvimento psicomotor, afetivo, social, cognitivo, moral (Piaget, Vigotsky, Wallon, Leontiev, Winnicott, Chateau, Bougère, Kishimoto).

(  ) Preocupação com a criança pequena revelada na arte e na fala de mestres romanos da oratória como Quintiliano.

(  ) Educação a serviço da vida.

( ) Pouca atenção à infância como estágio específicos do desenvolvimento humano; infanticídio como prática comum, sem restrições morais ou legais.

(   ) As transformações econômicas e a renovação intelectual provocam mudanças na concepção da infância: criança como centro das preocupações da família.

(  ) Ensino conteudista, predomínio do idealismo religioso.

(  ) Influência de Rousseau na concepção de infância.

( ) Crianças e adultos não se distinguiam na maneira de vestir. Criança considerada como um adulto em miniatura. Não havia um espaço diferenciado para as crianças que se misturavam aos adultos e participavam dos seus afazeres e de seus assuntos.

( ) Criança como ser ímpar, dotado de necessidades específicas (Decroly, Montessori, Freinet, Freud (ser dotado de sexualidade).

A sequência correta está contida em:


9-4-1-3-6-2-7-5-8


6-2-7-5-8-9-4-1-3


3-6-2-7-5-8-9-4-1


4-1-3-6-2-7-5-8-9


1-3-6-2-7-5-8-9-4

Assinale apenas a alternativa, que sintetiza o que se faz necessário, para que o professor trabalhe com todas as diferenças e contradições da concepção de criança na Educação Infantil, respeitando a individualidade e diferença de cada criança, segundo o documento RCNEI- Referencial Curricular para a Educação Infantil.


Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais.


Outras crianças são protegidas de todas as maneiras, recebendo de suas famílias e da sociedade em geral todos os cuidados necessários ao seu desenvolvimento.


Boa parte das crianças pequenas brasileiras enfrentam um cotidiano bastante adverso que as conduz desde muito cedo a precárias condições de vida e ao trabalho infantil, ao abuso e exploração por parte de adultos. 


A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época.


A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico.